O tenente Marcos José foi assassinado na tarde desta quinta-feira, 28 de março de 2013, por volta 17h, no Posto do km 2, na cidade de Capim Grosso.
Segundo informações, ele estava abastecendo seu carro, quando dois elementos sem capacetes chegaram em uma moto e dispararam vários tiros.
Segundo Fabiana, namorada do oficial, ele teria saído do carro para pagar o abastecimento, quando ela ouviu a voz do tenente mais alterada e pedindo para que não atirasse, foi quando a mesma ouviu o disparo. Segundo Fabiana, um dos assassinos chegou a apontar a arma pra ela.
As polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal estão no local para realizar o trabalho de perícia e investigação para tentar capturar os assassinos.
Centenas de curiosos e grande parte da população estão se dirigindo ao local, muitos estão estarrecidos com o acontecimento.
O tenente Marcos José se destacou no comando do pelotão de Capim Grosso pelo combate ao tráfico de drogas e por sua postura em organizar o trânsito da cidade, principalmente com apreensão de motos e carros irregulares. Ele comandava os municípios de Mairi, Várzea da Roça, Quixabeira Capim Grosso entre outros.
O vice Prefeito da cidade de Pintadas, Carlos Alberto da Silva Almeida (PSC) é o novo presidente do CODES (Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável da Bacia do Jacuípe), eleito na manhã desta quinta-feira, 28 de março de 2013, em uma reunião que contou com a presença de representantes dos 14 municípios pertencente ao território de identidade Bacia do Jacuípe. Carlos esteve a frente da secretaria de educação da cidade de Pintadas nos 8 anos do Governo Valcyr, dentro do CODES foi destaque no Grupo de Trabalho de Educação (GT de Educação), com presença assíduo aos encontro e mobilização da classe. O nova diretoria do CODES tem como desafios o engajamento dos 14 municípios já perderam alguns ânimos devidos ao pleito eleitoral de 9 município conta com nova administração necessitando "reeducar" sobre o papel da entidade e a participação de cada um. O CODES é tem mandato de 2 anos, sua diretoria é formado de 50% representante do Poder Público e 50% da sociedade Civil, onde um mandado tem a frente o poder público e outro a sociedade civil, a último mandato foi exercito pela jovem Joilma Rios da cidade de Várzea da Roça: DIRETORIA DO CODES 2013 e 2014
Conselho de administração Presidente - Carlos - vice prefeito Pintadas Francisco - Vice prefeito Riachão Ademildo - Prefeito de Ipirá Joilma - SICOOB sertão - Várzea da Roça – Secretaria Julita - Rede Pintadas Erivaldo - RESBAJA - Capela
Conselho fiscal Titulares Nereide: ser do sertão pintadas Reinaldo: Secretário Baixa Grande Reinaldo: EBDA Riachão
Suplentes Joseney: Prefeito Capela Leninha: Arco Sertão Nova Fátima Teodomiro: polo sindical vale do Jacuípe – Riachão
Além da coincidência de
colisão envolvendo dois veículos iguais, o que seguia para Queimadas se
envolveu em um acidente de pequenas proporções em Feira de Santana pela manhã.
Outro fato curioso foi envolver estudantes de um curso não muito comum. Lucas e
duas jovens feridas cursam Engenharia do Petróleo.
Duas pessoas morreram no final da tarde desta quinta-feira (28),no km
30 da BA 120, a 02 km da cidade de Valente, sentido Santaluz, vitimas
de um acidente envolvendo dois veículos modelo Corsa. Lucas Antônio Lima
Carneiro Araújo, 18 anos, dirigia o Corsa Sedan placa JRD 8000 licença
de Valente, retornava da cidade de Santaluz e na localidade conhecida
por Barro Vermelho, teria perdido o controle do veículo passou para a
contra mão onde recebeu o choque violento do Corsa Classic placa HGO
9418, licença de Salvador, dirigido por Gilberto Antonio Silva, 60
anos.Somente o resultado da perícia irá apontar o que provocou o
acidente.
No acidente,morreram na hora ficando presos nas ferragens Lucas que
viajava sozinho, ele que era filho de Mário dos Correios e a funcionária
pública Marion Rejane Araújo Silva, 56 anos, que viajava ao lado do
esposo Gilberto. Além do casal, viajavam uma filha, Lívia Araújo, 18 e a
amiga Fabiane Oliveira Marques, 17, que receberam os atendimentos
emergenciais no pronto socorro do Hospital José Mota Araújo e em seguida
foram transferidas conscientes para o Hospital Geral em Salvador.
Gilberto que também é funcionário público tendo como função motorista do
IBAMETRO foi transferido com fraturas nos membros inferiores e
superiores, mas segundo informações de amigos ele deixou a unidade de
saúde em Valente consciente.
Histórias que comoveram – Lucas, filho do funcionário dos
Correios de prenome Mário havia começado em fevereiro o curso de
Engenharia do Petróleo, na cidade de Aracaju. Membro da Igreja Batista,
Lucas chegou pela manhã de Aracajú e a tarde foi à cidade Santaluz
visitar os avós maternos.
Um amigo da família que não teve a identidade registrada, disse que
Lucas ligou pra ele na saída de Aracaju por volta de 0h30 desta quinta e
disse que pretendia fazer uma surpresa ao pai, às 06h da manhã já
estava em Valente. “Me chamou para acompanhá-lo a viagem de Santaluz,
brinquei com ele e preferir não viajar, quando recebi foi a noticia do
acidente e que ele havia morrido” narrou o amigo.
As pessoas que viajavam no corsa Classic, eram naturais de Queimadas
e residiam no Bairro do Imbui, em Salvador. Eles saíram da capital do
estado ás 08h e ao chegarem no contorno de Feira de Santana, se
envolveram em um pequeno acidente e por meio de um torpedo Fabiane
informou a mãe Cosma Maria, que mora em Queimadas, do ocorrido. Na
mensagem, ele pede para a mãe não se preocupar, pois não era nada grave e
o atraso foi em função da polícia rodoviária, pois necessitou fazer um
boletim de ocorrência.
Na noite de quarta-feira (27), Fabiana havia mandado outra mensagem
para mãe, dizendo que estava na contagem regressiva para viajar a
Queimadas.
Equipes de resgate tiveram muito trabalho para retirar os corpos das
ferragens inclusive uma equipe da Brigada Anjos da Vida de Conceição do
Coité esteve no local para ajudar no atendimento ás vítimas.
Um carro que estava em um lava rápido no bairro Alto da Boa Vista, na cidade de Mairi, derrubou um muro e colidiu contra uma cisterna no quintal da casa vizinha.
Segundo informações de moradores, eles ouviram um barulho e ficaram sem saber o que tinha acontecido. No dia seguinte pela manhã, eles presenciaram o muro destruído e um Gol bola de cor vermelha prensado entre parte do muro e a cisterna. Por sorte ninguém ficou ferido.
O acidente aconteceu no último fim de semana. Os moradores não souberam informar se tinha alguém no carro no momento do acidente e nem o nome do proprietário do veículo.
Um velório inusitado chamou a atenção dos moradores de São João do Manteninha, no Leste de Minas Gerais. Uma moradora da cidade resolveu velar o gato da filha.
No velório do gato Cristiano, realizado na noite dessa terça-feira, 26 de março de 2013, uma fila foi formada. A mãe da dona do gato ofereceu até um lanche para as 200 pessoas que foram dar adeus ao bichano.
Patrícia Aparecida Coutinho Lages é colega da dona do gato e enviou fotos do velório para o G1. Ela conta que o gato tinha 13 anos e sua morte causou muita tristeza à dona. “Ela encontrou uma forma de prestar seus sentimentos ao gatinho tão amado por ela, comprou então um caixão, e fez o velório do seu estimado animal. Foi o comentário da cidade”, conta a internauta.
Uma funerária preparou o corpo do felino que foi coberto por flores brancas em seu pequeno caixão. O corpo do gato só não foi enterrado no cemitério na cidade, porque não teve autorização da Polícia Militar.
Polícia Militar não permitiu que o gato fosse enterrado no cemitério do município. A PM alega que o enterro não foi permitido, pois isto seria um desrespeito com os parentes dos mortos enterrados ali.
Nesta Quinta-Feira Santa, 28 de março de 2013, mesmo com o sol muito forte e a seca que vem prejudicando o interior da Bahia, as pessoas estão visitando a Capela do Monte Santa Cruz para fazer suas orações e penitências.
Segundo os mais velhos, há mais de oitenta anos existe esta tradição de visitar a capela do monte no município de Mairi. Várias pessoas de Mairi e de outros municípios vão de carro, motos e de pé.
A capela da Santa Cruz do Monte é o cartão postal do município, quem se aproxima da cidade, a primeira coisa que vê é a beleza mística da capela lá no alto. A população faz romarias, ao som de hinos religiosos e preces, principalmente todas as quintas e sextas-feiras da Semana Santa, onde as pessoas sobem ao monte para orar e acender velas.
Em frente a Capela do Monte, existe a Toca da Onça. Para lá chegar, a sua descida é íngreme e escarpada. A gruta se abre numa galeria estreita, que sobe em declive, mais ou menos por uns dez metros, saindo na parte superior por um rasgão angusto, dificilmente dando passagem a uma pessoa.
Toca da Onça
A Quinta-feira Santa é o dia que marca o fim da Quaresma e o inicio do Tríduo pascal na celebração que relembra a ultima ceia de Jesus Cristo com os doze Apóstolos. Às 19h30min, na Igreja Matriz, acontecerá a Missa da Ceia do Senhor, logo após Adoração ao Santíssimo.
Nesta Sexta-Seira Santa, dia 29, acontecerá a Via Sacra ao Monte, saindo às 5h da manhã da Praça J.J. Seabra, seguindo em caminhada até ao monte. Às 15h, acontecerá a Celebração da Paixão na Igreja Matriz. Logo após, será realizada a Procissão pelas ruas da cidade.
A programação da Semana Santa da Igreja Católica de Mairi começou no dia 24 e encerra no próximo domingo, dia 31 de março.
Quiosque
No pé do monte, os barraqueiros e vendedores ambulantes vendem refrigerantes, água mineral, picolé, cachorro quente, tira-gosto, óculos, brinquedos, velas, santinhos, doces, salgados entre outros.
Articuladores
dos GTs que representam o CODES (Conselho Regional de
Desenvolvimento Rural Sustentável da Bacia do Jacuípe),
estiveram durante o dia desta quarta-feira, 27 de março
elaborando as estratégia e planejamento bem como a eleição
da nova diretoria do CODES para os anos 2013 e 2014.
O evento teve inicio uma dinâmica realizada pelo professor
Antônio reis da cidade de Ipirá, devido ao pleito eleitoral
onde dos 14 municípios 9 estão com uma nova gestão e com
isto muito a equipe não conhecia e pouco conhecia a politica
de desenvolvimento desenvolvido no território através do
CODES. Para facilitar o conhecimento prévio o professor
solicitou que cada um escolhesse alguém que nunca tinha
visto e assim trocar experiência, expectativa e desafios. De
Baixa Grande participaram: Fabiano Cerqueira (GT de
Agricultura), Dilton (STTR), Ediomário Catureba (GT de
Comunicação) e representando o poder Público participaram o
Secretário de Agricultura Reinaldo Brito e o Prefeito Pedro
Lima Neto.
O prefeito de Pintadas, Edenivaldo Ferreira Mendes(PT),
relatou da importância da entidade afirmando que fica
difícil para município buscar alguns recurso sozinho fazendo
necessário a união, “existem coisas que uma cidade sozinha
fica difícil de conseguir, mas junto teremos mais facilidade
para isto faz necessário a organização através do CODES”.
Comentou corujão.
VÍDEO DO SEPLAN
A Atual presidenta Joilma Rios da cidade de Várzea da Roça,
falou do nivelamento da experiência de cada um do
território. Para ela cada um que veio participar do evento,
veio por que acredita que com a união ira unir forças e
assim alcançar objetivos.
O ex-prefeito e atual Secretário de agricultura de Pintadas,
Valcyr Rios, comentou que o diálogo da criação do CODES,
iniciou ainda em 2003, quando um grupo de pessoas provocado
pelo Governo Federal começou a discutir, a necessidade de se
organizar através de conselhos.para o ex-prefeito “O CODES é
um ambiente da sociedade pública e civil, onde veio buscar
politicas públicas”.
O vice-prefeito de Pintadas, Carlo, fez uma observação com
relação a um vídeo exibido que mostra a organização em
território, para isto vê uma necessidade de órgão do governo
do estado que não vê o CODES como órgão de mobilização no
território. Falou da preocupação dos andamentos do CONSÓRCIO
e o CODES.
O Secretário de Agricultura de Baixa Grande, Reinaldo Brito
em sua fala comentou sobre a necessidade de interação entre
CODES e Consócio na Bacia do Jacuípe. E pela tarde sugeriu a
criação do grupo de Trabalho (GT) para discutir a segurança
pública.
A tarde foi decidido sobre algumas decisões de continuidade
onde foi decido por unanimidade a continuidade dos GTs, mas
a equipe sugeriu a unificação de 2 GTs onde Meio Ambiente
ficará junto a agricultura e Gênero e Diversidade se
unificará ao GT de Desenvolvimento Social.
O CODES a partir deste moneto será como grupo de discursões
nas áreas: Cultura, Agricultura, Comunicação, Educação,
Saúde, Esporte, Desenvolvimento Social e Legislativo.
CODES – Conselho Regional de Desenvolvimento Rural
Sustentável da Bacia do Jacuípe, entidade civil responsável
pela coordenação dos trabalhos inerentes à definição e
implamentação de políticas públicas no Território guiadas
por este Plano Territorial de Desenvolvimento Sustentável (PTDS),
que se constitui na peça-chave da estratégia de gestão do
processo de desenvolvimento territorial sustentável,
compromisso maior do CODES.
Amanhã será aposse da diretoria apontada nesta quarta-feira
onde serão 3 representante o Poder Público e 3 a sociedade
Civil tendo como diretor representante da Poder Público onde
está sendo indicado o nome do Vice-Prefeito da cidade de
Pintadas, Carlos Alberto da Silva Almeida(PSC). No evento de
posse contará coma presença dos deputados federal Afonço
Florence (PT) e Daniel Almeida (PCdoB) e da deputada
estadual Neusa Cadore do PT, além de contar com a presença
de diverso prefeito e autoridade das 14 cidades do
território bacia do Jacuípe.