PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

8 de dez. de 2020

Tribunal de Justiça da Bahia suspende liminar que tornava o prefeito de Capela do Alto Alegre, Claudinei Novato, elegível

Com a desaprovação das contas do município de Capela do Alto Alegre pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), o prefeito Claudinei Xavier Novato ficou inelegível, no entanto, recorreu, e conseguiu a suspensão da sua inelegibilidade. Mas, no último dia 25 de novembro, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) deferiu o efeito suspensivo da liminar, até seguinte deliberação. Assim, Claudinei Novato está inelegível. 

O processo de tomada de Contas é a medida extrema instaurada quando o gestor faltou com seu dever de apresentar a prestação de contas, ou o fez de maneira incompleta e, mesmo após notificado para sanar as faltas, não apresentou os elementos necessários à comprovação da regular aplicação da verba repassada.

O gestor municipal de Capela do Alto Alegre solicitou a rescisão de convênio celebrado com o Estado da Bahia, que tinha por escopo a realização de “Projeto Craque Nota 10”, por ter encontrado dificuldades na operacionalização do empreendimento, sem que tenha promovido, entretanto, a devolução atualizada dos valores recebidos.

Esse fato resultou a desaprovação das contas, por maioria de votos, e a aplicação de multa ao ex-gestor municipal, pelo não cumprimento do objeto pactuado no convênio. Assim, o Ente Público incluiu o nome de Claudinei Xavier Novato na Lista de Responsáveis por Contas Irregulares, a Ficha Suja, dando cumprimento ao comando do disposto no art. 11 da Lei Federal n° 9.504/1997, se tornando inelegível. 

Claudinei Novato buscou a suspensão e, ao final, a anulação do ato de rejeição de suas contas pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia, relativamente ao Convênio n° 49/2011, ao argumento básico de que não praticou os atos que lhe foram imputados administrativamente. 

Mas, agora com a suspensão da liminar que tornava Claudinei Novato elegível, o prefeito de Capela do Alto Alegre está intimado a apresentar contrarrazões, no prazo legal, conforme determina o artigo 1.019, II, do Código de Processo Civil (CPC).

Van seguia do município de Mairi - BA para São Paulo com 15 ocupantes.

Um acidente entre uma van e um caminhão deixou feridos na BR-135, em Curvelo, interior do estado de Minas Gerais, na manhã desta terça-feira, 08 de dezembro de 2020.

De acordo com as primeiras informações da Polícia Militar Rodoviária, a van seguia da Bahia para São Paulo com cerca de 15 ocupantes. 

Os feridos foram socorridos e encaminhados para o hospital de Curvelo. A van é de Kel de Cuia e Rube do povoado de Manguinha, município de Mairi - BA.

A pista estava molhada e oferecia condições negativas. Segundo a Eco-135, a rodovia não está interditada e o trânsito segue no sistema pare e siga.

Ainda segundo informações, a van estava transportando passageiros do povoado de Manguinhas, distrito de Angico e outras localidades da região, do município de Mairi - BA.

Fonte: Agmar Rios

Visita Online