Aconteceu na ultima quinta-feira, 23/03, a audiência pública sobre a rede de esgoto, na Câmara Municipal de Vereadores, onde estiveram presentes o Prefeito, Danillo Sales, os representantes da EMBASA Ylusca e Anderson, o Secretário de Infraestrutura do Município, Roniedson Carneiro, o Secretário de Administração, Maicon Rios, os vereadores Zé do Bode, Jamilson, Alexandre, Odailtom, Joilma e Talyta, além da sociedade civil, agentes comunitários de saúde e de endemias.
Na referida audiência, foram tiradas diversas dúvidas por parte de todos acerca da cobrança da taxa de esgoto, que já está presente na conta de alguns moradores. O prefeito Danillo Sales destacou que não devemos tirar nenhum mérito da conquista realizada na gestão do ex-prefeito Loury que, diante de diversos municípios apenas Várzea da Roça e Santo Estevão conseguiram essa importante obra, com projetos feitos com recursos próprios. Mesmo sabendo que após as gestões do ex-prefeito Dida e mais uma gestão do ex-prefeito Loury, a 'bomba caiu no seu colo", pois a obra foi dada como acabada por este último e entregou o município ao atual prefeito, em um verdadeiro caos diante do esgoto jogado nas ruas e em lagoas em torno da cidade.
Graças à intervenção dos Deputados Daniel Almeida e Bobô com o ex-Governador Rui Costa (atual Ministro da Casa Civil), em 05 de setembro de 2021, fizemos um plano de expansão de água e rede de esgoto em nosso município até 2039, ressaltou Danillo Sales.
Em sua oportunidade de fala, Ylusca destacou a verdadeira importância que uma cidade com rede de esgoto tem diante da saúde pública, dando como exemplo estudos que apontam que, a cada 1 real investido na rede de esgoto, são economizados 4 reais no atendimento da saúde. Além disso, ainda mostrou à população que desde outubro de 2022, a rede já vem sendo operada e que nas contas de água já havia o informativo com o prazo de 90 dias para ser cobrada a taxa de 80% de acordo ao consumo de água.
A sociedade civil representada questionou que não houve uma ampla divulgação e por conta disso gerou um certo transtorno em algumas residências que ainda não haviam realizado a ligação mas que na conta veio cobrando a tarifa de esgoto - explicou a professora Josete Neris.
Diante de uma audiência tão produtiva, os vereadores Jamilson, Alexandre, Joilma e Talyta, propuseram junto à gestão, uma audiência na Secretaria de Recursos Hídricos com Larissa e Leonardo Goes (EMBASA), para buscar uma alternativa tanto na cobrança como também nos valores a serem cobrados.
O prefeito Danillo Sales, de imediato, já solicitou uma audiência nos órgãos responsáveis, em Salvador, após o seu retorno de Brasília dia 31/03.
Prefeitura de Várzea da Roça
Governo Amor Por Nossa Gente!https://www.foguinhoeventos.com/2023/03/prefeitura-de-varzea-da-roca-realiza.html