PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

12 de jun. de 2013

Território – Adapta Sertão enfatiza o Meio Ambiente durante todo o Mês de Junho.

O Mês de junho é considerado o Mês do Meio Ambiente, quando no dia 5 se comemora Dia Mundial do Meio Ambiente. Esta é a luta do Projeto Adapta Sertão, mostra que possível conviver com o Meio Ambiente sem denegrir a natureza, na primeira edição do programa que foi ao ar no sábado 08 de junho de 2013, o programa trouxe como tema as consequências dos atos do homem e como reverter este quadro.
O Engenheiro Agrônomo, Marcelo Bastos, falou sobre a mudança climática, o aquecimento mundial tendo como foco a caatinga especificamente a nossa região BACIA DO JACUÍPE.
A Diretora de Meio Ambiente de Baixa Grande, Rosangela Cerqueira falou das consequências do desmatamento e as construções irregulares no município, Rosangela ficou que é possível conviver com o Meio Ambiente sem denegrir, como o exemplo da apicultura, um trabalho que ajuda na polinização das plantas e gera renda com um produto rentável que é o mel.
Os programas são transmitidos semanalmente nas rádios comunitárias, sites e blogs:
Cidades Rádio Dia/Horário
Baixa Grande Baixa Grande FM Sábado - 07:20
Quixabeira Quixabeira FM Sábado - 18:30
Várzea do Poço Beija Flor FM Sábado - 12:00
Riachão do Jacuípe Barreiro FM Sábado - 06:30
Mairi Mairi FM Sábado - 05:30
Várzea da Roça Vida FM Domingo - 07:30
Os programas do Adapta Sertão também está na internet através dos sites www.baciadojacuipe.com.brwww.foguinhoeventos.com, www.vr14.com e http://armandogaveducultura.blogspot.com.br

OUÇA A 10ª EDIÇÃO DO PROGRAMA


www.baciadojacuipe.com.br
Por: Ediomário Catureba

Município de Campo Formoso tem dois prefeitos em menos de 48 horas

Enquanto a justiça não decide, a população sofre as consequências do clima de instabilidade
Nos últimos dois dias o município de Campo Formoso, no interior da Bahia, foi tomado por uma comunicação da era das cavernas: o foguetório. Se há o dito que onde há fumaça, há fogo; em Campo Formoso aplica-se o onde há fumaça, há fogos. É que por aqui o foguetório é o veículo de comunicação mais utilizado entre os grupos políticos. “Quando ouvimos um foguetório em Campo Formoso, já passa pela cabeça que é algo sobre política”, dispara o estudante Luan Silva. “Se escuto fogos então corro pra rua, ligo o rádio e procuro na internet para ver o que foi”, complementa a estudante Gizelly Souza.
Entre os dias 10 e 11 de junho, a cidade teve poucos momentos de silêncio. Num dia um grupo político comemorava a interinidade do cargo; 24 horas após, o outro grupo reassumia o mandato. No mesmo dia em que o então Prefeito interino, Elmo Nascimento dava entrevista anunciando o novo secretariado, no final da tarde a justiça anunciava o retorno do Prefeito Eurico Soares.
Enquanto a justiça não decide o que será feito, uma certeza é líquida: quem perde é a população. O clima de instabilidade tomou conta do comércio, dos fornecedores da Prefeitura e os serviços à população ficaram prejudicados, por um período de aproximadamente 8 horas uteis de trabalho. Porém os efeitos são muito maiores e  causam prejuízos incalculáveis. E nessa troca rápida de comando, chaves foram tomadas e funcionários não conseguem entrar nos órgãos municipais em que trabalham. Depoimento de funcionário que não conseguiu entrar no setor em que trabalha porque não tinha a chave de acesso, denunciou o funcionário da saúde, Jobinha.
O vereador Elmo Nascimento que assumiu a Prefeitura por algumas horas acreditava que poderia realizar compras e efetuar pagamentos sem os tramites administrativos legais, conforme o que deixou transparecer em sua entrevista do mesmo na rádio 98 FM de Campo Formoso. Em entrevista na mesma emissora de Rádio, o prefeito Eurico Soares, no mês de Janeiro, falou sobre a dificuldade que teve para troca de senhas bancarias, levando mais de 10 dias efetuar a referida troca de senhas.
Enquanto isso, profissionais deixam de ser capacitados, verbas estaduais e federais também ficam com acesso dificultado por conta do clima de instabilidade política, além dos prédios públicos que não são resguardados devidamente com esse troca-troca de comando. “Destaca o Advogado Fernando Barreto”.
Em seu discurso de retorno, o Prefeito Eurico Soares destacou o quanto essa briga pelo poder prejudica a população.  “Sim gastamos milhões de reais nesses meses de administração, mas gastamos milhões de reais com a população pobre de Campo Formoso. Enquanto isso, nossos adversários gastaram milhões com advogados para nos tirar do governo”, rebate Eurico após reassumir o cargo.

Fonte: Redação – Portal Sertão Notícias

Secretaria de Assistência Social de Mairi realiza mobilização em Combate ao Trabalho Infantil

Na tarde desta quarta-feira, 12 de junho de 2013, a Secretaria de Assistência Social de Mairi, promoveu uma tarde divertida com a participação das escolas da sede do município, em comemoração ao Combate do Trabalho Infantil, conhecido como “Dia D”.
O evento foi realizado na Praça J.J Seabra. A Escolinha Reino Encantado e os membro do Conselho Tutelar, também marcaram presença. Foram realizadas as brincadeiras da cadeira, laranja, morto vivo, além de distribuição de lanches e lembrancinhas. Para animar as crianças, o evento contou com as presenças dos personagens: Zorro, Nega Maluca, Branca de Neve e Minnie. A Secretaria de Assistência Social Agradece a todos que marcaram presença. 
Delma Borges da Cruz, Psicóloga do CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social, falou sobre o PETI - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, entre outros assuntos. O PETI é um Programa do Governo Federal que tem como objetivo retirar crianças e adolescentes de 7 a 15 anos de idade do trabalho considerado perigoso, penoso, insalubre, ou seja, daquele trabalho que coloca em risco sua saúde e sua segurança. 
Quais as atividades consideradas perigosas, penosoas, insalubres ou degradantes?

• Na área urbana: comércio em feiras e ambulantes; lixões; engraxates, flanelinhas; distribuição e venda de jornais e revistas; comércio de drogas.

• Na área rural: culturas de sisal, algodão e fumo; horticultura; cultura de laranja e de outras frutas; cultura de coco e outros vegetais; pedreiras e garimpos; salinas, cerâmicas, olarias; madeireiras, marcenarias; tecelagem; fabricação de farinha e outros cereais; pesca; cultura da cana-de-açúcar; carvoaria;  cultura do fumo.



Da redação do Blog Agmar Rios

Baixagrandense que reside em Salvador é vítima de assalto

O baixagrandense Raunidinei Oliveira que atualmente reside em Salvador afirmou em seu facebook que foi vítima de assalto no bairro de Ipitanga, em Lauro de Freitas. O assalto foi no começo da tarde desta quinta, 13 de junho de 2013 .

O mesmo passeava com a namorada quando recebeu voz de assalto e teve que entregar os pertences para preservar a vida. Foram dois marginais que estavam com um bicicleta e que se evadiram rapidamente do local.

Fonte: Acontece na Bahia

Comunidade São José de Várzea da Roça Participa da Festa de Padroeiro em Angico de Mairi

Comunidade de Angico município de Mairi realiza o festejo  em comemoração ao Padroeiro do distrito de angico Santo Antônio.

Várias comunidades foram convidadas para celebrar junto à comunidade local, entre elas a comunidade da Paroquia São José de Várzea da Roça. O festejo de Santo Antônio teve inicio dia 01 do mês em curso e se estenderá até dia 13 de Junho de 2013.

Na noite da ultima terça-feira 11de junho foi à vez da comunidade São José de Várzea da Roça que foi responsável pela celebração tendo como tema geral “Santo Antônio, modelo de fé e santidade que conduz a juventude a Cristo”.

Várzea da Roça com um numero maciço de pessoas celebrou na Igreja de Angico de Mairi com a participação importante dos homens da comunidade em frente a instrumentos de acompanhamento animando assim a cada cântico na celebração que tem como subtema “Ser Jovem sem deixar de ser Santo”.
Na quarta-feira a festa continua com a comunidade de Mairi e comunidade local logo após terá uma quadrilha e em seguida show com Junior e Banda.









 Da Redaçaõ Foguinho Eventos

O bloco “As Machonas” irá desfilar no São João de Mairi 2013

Dia 23 de junho de 2013, o bloco As Machonas irá desfilar com sua simplicidade, beleza e humildade nas ruas da cidade de Mairi, no melhor São João do interior da Bahia.

O bloco AS MACHONAS é um grupo de amigos que sai todos os anos no São João de Mairi. Não deixe de participar, compre seu abadá por apenas R$ 30,00.

O bloco "As Machonas" surgiu em 2010 com o tema “Lideres de Torcida Organizada”, com a iniciativa de um grupo de amigos, a fim de curtir o São João de um jeito diferente e divertido. Em 2011, o tema foi “Mulher Maravilha” nome de uma música eleita no carnaval de Salvador. No ano passado, As Machonas homenagearam o centenário do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Este ano, As Machonas vêm dançando Largadinho e Fazendo Ziriguidum no São João de Mairi.

Confira no vídeo abaixo como foi o desfile em 2012:

Da redação do Blog Agmar Rios

Visita Online