PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

16 de ago. de 2010

Obra que interligará as barragens de São José do Jacuípe e Pedras Altas, já está passando por Capim Grosso

Mais de 170 mil pessoas serão beneficiadas pela construção do sistema de interligação entre a Barragem de Pedras Altas, no município de Capim Grosso, com a Adutora do Sisal. O projeto do Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR) é fruto da demanda da região pelo abastecimento de água adequado. Atualmente, o Sistema abastece quatorze municípios e mais de uma centena de localidades, e utiliza o reservatório da barragem de São José do Jacuípe, que apresenta elevado teor de cloretos, tornando a água imprópria para consumo humano. Com o projeto em andamento, a captação de água será feita na Barragem de Pedras Altas, implantada no rio Itapicurú Mirim, realização essa que terá um investimento de 59,3 milhões, reforçando o sistema de abastecimento de Pedras Altas, garantindo água de qualidade para a população de 114 localidades de 20 municípios e 12 sedes municipais do semi-árido, na região do sisal e Bacia do Jacuípe.O trabalho que teve início em Janeiro do ano em curso em São José do Jacuípe já está passando em Capim Grosso, precisamente na Avenida Ayrton Sena, já nas proximidades do anel de contorno que liga a cidade a Feira de Santana a Juazeiro da Bahia. De acordo com informações de funcionários da MRM, empresa que presta serviço à Embasa, empresa responsável pela realização da obra. Mais de 14 KM já foram concluídos, trecho que corresponde a cidade de São José do Jacuípe a Capim Grosso, restando ainda 22 KM aproximadamente, trecho entre Capim Grosso e o distrito de Pedras Altas, local onde está localizada a barragem que abastecerá depois de toda a obra concluída mais de 170 mil pessoas de 14 municípios que formam à adutora do sisal. Estão envolvidos com a realização da obra 75 a 80 profissionais, que contam ainda com o recurso de máquinas pesadas para a abertura das valetas e colocação dos tubos de 600mm e com extensão de 6 a 12 metros.
COMO FUNCIONARÁ O PROJETO:
Será feito a captação de água através de uma adutora em Pedras Altas, que levará a uma estação de tratamento em São José do Jacuípe, onde será feito uma "mistura" (usando o termo popular), onde a água vinda de Pedras Altas, vai diluir para a água de São José, utilizando uma quantidade que não desequilibre a barragem de Pedras Altas.
Funcionários disseram ainda que será aproveitada toda rede já existente na adutora do sisal, inclusive as implantadas nas sedes urbanas. A expectativa é que a obra fique pronta em 18 meses.

Texto e Foto: Arnaldo Silva.

Nenhum comentário:

Visita Online