PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

28 de fev. de 2011

NASA ENCONTRA DOIS PLANETAS COM A MESMA ÓRBITA

 Editora Globo
O telescópio Kepler descobriu um sistema planetário muito diferente do que estamos acostumados. Dois planetas parecem compartilhar a mesma órbita ao redor de uma estrela central, como se fosse o nosso Sol. Se confirmada, a descoberta poderia levantar a teoria de que a Terra já dividiu uma órbita com outro planeta e, um dia, houve uma colisão que gerou a Lua.
Os dois planetas, que fazem parte do sistema KOI-730, completam um círculo em torno de seu "sol" a cada 9,8 dias, percorrendo a mesma trajetória, um 60 graus à frente do outro. Os pesquisadores supõem que um planeta apareça no céu noturno de outro como uma luz brilhante.
Apesar de carecer de confirmação, a gravidade permite que o fenômeno ocorra. Quando um corpo (como um planeta) orbita em torno de um corpo de maior massa (um estrela) há dois pontos onde um terceiro corpo poderia orbitar com estabilidade, 60 graus antes ou depois do objeto menor. O planeta Júpiter, por exemplo, tem alguns asteróides exatamente nesses pontos de sua órbita.
Mesmo possível, essa foi a primeira vez que um sistema com dois planetas na mesma órbita foi avistado. Uma das teorias de formação da Lua defende que ela pode ter surgido do choque entre a Terra e outro planeta do tamanho de Marte, que um dia dividiram a mesma órbita. Mas os novos planetas ainda estão longe de se chocarem para formar sua "lua", de acordo com simulações dos cientistas, eles dividirão a mesma órbita por pelo menos mais 2,22 milhões de anos.

por New Scientist

Nenhum comentário:

Visita Online