PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

24 de abr. de 2011

Virgilia de Domingo de Pascoa



Neste, sábado de Aleluia, as igrejas católicas se preparam para receber milhares de fiéis, numa missa tida como uma das celebrações mais belas do calendário cristão. As missas, que celebram a ressurreição de Jesus Cristo, são realizadas à noite, entre 19h e 20h, nas diversas paróquias, santuários, na cidade em São José do Jacuipe saíram em caminhada do Hospital ate a praça da matriz onde acenderam a fogueira e fizeram uma oração e as velas se acenderam onde haveria escuro e continuaram ate a Igreja a caminhada contou com, a Vigília Pascal que começou às 21h e contou com a presença do Padre Edmilson e os missionários.

A missa de sábado de Aleluia segue uma linha mais festiva e passa por etapas simbólicas que, de forma rica, expressam a passagem da morte para a ressurreição. Para os fiéis, é uma passagem que significa renovação, momento para mudanças.

“Eu considero a celebração mais bonita do ano, que costuma se estender um pouco mais devido ao número de leituras e salmos”, salienta o padre Edmilson, pároco da paróquia São Cristóvão.

O evento simbólico representa o fim do Tríduo Pascal, que teve início na quinta-feira Santa e se divide em quatro momentos, os quais todas as paróquias procuram seguir.

“Inicialmente há a liturgia da luz, com a entrada do Círio Pascal, que representa Jesus como a luz do mundo. O Círio é aceso para mostrar essa luz e iniciar o ritual”, explica padre Edmilson. O Círio traz o desenho de uma cruz e os algarismos alfa e ômega, que representam Jesus como o princípio e o fim de todas as coisas.



Em seguida, parte-se para a etapa das leituras, a liturgia da palavra, com proclamação de histórias da salvação de Jesus Cristo, seguindo referências da Bíblia.

Num terceiro momento há a liturgia batismal. “Neste momento, se faz a referência e renovação do batismo pois, por meio dele, participamos da morte e ressurreição”, expõe o padre da paróquia. Por fim, é feita a liturgia eucarística, com missa e celebração da Eucaristia.

O evento, além de marcante, recebe um grande público. “paróquia, cerca de 200 pessoas. Chega até a ficar gente em pé. É um evento muito bonito. As pessoas chegam com a igreja no escuro e logo as luzes vão sendo acesas, trazidas por Jesus”, comenta Gildo a equipe Foguinho Eventos.

Amanhã. As atividades serão retomadas na missa horário a confirmar, ainda no dia seguinte deste domingo de Páscoa.
Fotos







Nenhum comentário:

Visita Online