PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

19 de abr. de 2013

Riachão do Jacuípe - Chuvas retornam ao município e renovam as esperanças dos agricultores

Depois de vários meses de espera, as previsões se confirmaram nesta quarta-feira (17) e as chuvas voltaram a cair no município de Riachão do Jacuípe e em quase todo o Território da Bacia do Jacuípe e da região sisa leira da Bahia.

O relógio marcava justamente 01h da madrugada desta quarta-feira quando a chuva começou a cair sobre a cidade. Com relâmpagos e trovões, ao menos 20 mm de chuvas caíram durante exatos 20 minutos. Ainda na madrugada, por volta das 3h, a chuva retornou.

No amanhecer do dia os moradores da cidade ficaram sabendo quais os efeitos das primeiras chuvas, que não caíam no município desde o mês de janeiro. Se na sede choveu cerca de 20 mm, em outras regiões, contudo, a situação foi mais satisfatória para os produtores.

Este é o caso, por exemplo, do povoado de Vila Guimarães, onde, segundo as informações, choveu aproximadamente 50 mm. Ali bem perto, no povoado de Campo Alegre, a chuva não aconteceu com a mesma intensidade, mas renovou a esperança dos seus moradores.

Na comunidade de Mocambo, na região nordeste de Riachão, as chuvas também aliviaram a situação dos moradores, que já era crítica. “Lá praticamente não tinha mais água, mas essa chuva fez água para uns 30 dias”, disse um morador da região à nossa reportagem.

Outras regiões - De acordo com informações de moradores, as chuvas desta quarta-feira também aconteceram nas localidades de São Lourenço e Licuri, este na divisa dos municípios de Serra Preta e Riachão. “Teve lugar nesta região que encheu tudo”, informou um morador.

Outro local que voltou a chover bem foi no Povoado de Ponto Novo, na região sudoeste de Riachão. “Neste corredor aí, como em janeiro, choveu bem”, disse um produtor à nossa reportagem.

Apesar disso, em muitos lugares de Riachão do Jacuipe as chuvas desta quarta-feira praticamente não aconteceram. Este é o caso do Distrito de Barreiros, que fica na região oeste do município. Em Vila Aparecida, neste mesmo giro, também não choveu.

Alívio - Apesar de não resolver o problema da longa estiagem, que já afeta a economia do município, as primeiras chuvas serviram para aliviar parte do sofrimento dos produtores rurais, que têm lutado muito para dar ração aos animais.

De acordo com as previsões meteorológicas, ainda pode chover nos próximos três dias. As últimas chuvas que caíram no município foi em janeiro deste ano.

Nenhum comentário:

Visita Online