PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

27 de mai. de 2020

Sem nenhum caso de Covid-19, Gavião decreta Lockdown para manter o povo em casa

Buscando reverter o quadro onde Gavião, município localizado no território do Jacuípe, aparece entre os piores índices de taxa de isolamento social do Estado, a Secretaria de Saúde resolveu realizar uma verdadeira corrida contra o tempo para conscientizar a população a ficar em casa, e caso haja necessidade de sair, usar máscaras, tomou uma série de medidas para melhorar essa realidade através dos três decretos. Na sexta-feira, dia 22, a Vigilância Sanitária e a Guarda Municipal percorreram o centro comercial para informar e tirar dúvidas sobre o Lockdown que teve início na terça-feira,26
Lockdown é um termo em inglês que se refere à imposição de medidas mais rígidas de isolamento social durante a pandemia e este serviço teve início com a abertura da Barreira Sanitária composta por duas técnicas de Enfermagem e dois Guardas às 07h. Uma viatura da Guarda e da Policia Militar, além de veículo da Vigilância em Saúde, fizeram ronda pelas ruas da cidade buscando esclarecer a necessidade das pessoas permanecerem em casa por se tratar de um decreto municipal.
As poucas pessoas que teimavam a sair às ruas, os guardas do município explicava a diferença da quarentena para o lockdown, ou seja, os dois são determinados por atos formais do poder público, no caso de Gavião, os decretos assinados pelo prefeito Raul Soares Moura Junior (PSD). O lockdown exige decretos da Prefeitura, já a quarentena pode partir de autoridades menores, como um secretário de saúde.
Também foi realizada a desinfecção com dois agentes de saúde. Em entrevista ao CN, a coordenadora de Vigilância, Diana Santos Moura, disse que tudo ocorreu sem contra tempo e que este trabalho vai continuar para o município se manter sem nenhum caso positivo. Gavião é um dos 5 municípios sem registro do Covid-19 no território do Jacuípe composto por 15 municípios. Várzea do Poço, Baixa Grande, Mairi e São José do Jacuípe completam a lista do sem registro da doença até o momento.
Na relação da SESAB consta o município de Pintadas com um caso confirmado, no entanto, a Secretaria de Saúde do município negou a informação através de uma nota das redes sociais que destaca que o paciente é natural de Pintadas, mas não reside no município.
“O Comitê de Enfrentamento e Combate ao Covid-19, reforça a toda população de Pintadas, que a Vigilância Epidemiológica e a Secretaria de Saúde trabalham com transparência e na ocorrência de casos suspeitos e/ou confirmados, os dados serão amplamente divulgados através do boletim epidemiológico”.
Na semana passada o mesmo ocorreu com Mairi, a Secretaria Municipal contestou ao afirmar que ninguém estaria contaminado no município, e o nome do Município foi retirado da lista de casos confirmados.
Fonte: Calila Notícias

Nenhum comentário:

Visita Online