Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

9 de abr. de 2021

Gerencia do Banco do Brasil confirma circulação de notas falsas em Capim Grosso

 Gerencia do Banco do Brasil confirma circulação de notas falsas em Capim Grosso

Nesta quinta-feira, 08, a Rádio Contorno FM recebeu a confirmação através da gerencia do Banco do Brasil, que cédulas falsas de 200 reais estão circulando em Capim Grosso, porém, com as mesmas proporções das notas de 100 reais.

As notas de 200 reais têm a facilidade falsificação por se tratar de uma circulação recente e poucas pessoas conhecem. A Agência do Banco do Brasil recebe entre cinco e dez notas falsas por mês. As cédulas de R$ 50,00 praticamente não são mais falsificadas.

A orientação para reconhecer uma cédula falsa é entrar no site do Banco Central para adquirir as informações. Uma pesquisa básica pode ajudar a verificar pelo menos três dos elementos de segurança sempre que receber a nova cédula.

Com o olhar contra a luz no número 200, o brilho precisa andar e variar entre o verde e o azul. Existem entre 15 a 20 dispositivos de segurança, as cédulas são imprensas em celulose, sendo necessário observar o alto-relevo, uma das palavras é República Federativa do Brasil, no topo cédula. Também os desenhos das flores e frutos, já no verso, as palavras Banco Central do Brasil e parte do desenho do lobo.  

Um desses dispositivos é o chamado quebra-cabeça, são símbolos na frente da cédula que quando colocados contra a luz aparecem o número 200.

Os falsificadores já estão conseguindo imprimir a marca d’água, assim, não servindo mais como base de identificação, inclusive o fio de segurança também está sendo inserido.

As notas apreendidas na agência de Capim Grosso são encaminhadas para o Banco Central para o devido reconhecimento e a pessoa recebe um recibo, até que seja dado o veredito. Caso a cédula tenha sido identificada como falsa o portador perderá o valor correspondente.

As notas de 200 reais começaram a circular no dia 02 de setembro de 2020.

Rádio Contorno FM

Nenhum comentário:

Visita Online