As chuvas que caíram na madrugada desta quarta-feira, 07 de fevereiro, deixou evidenciado mais uma vez um problema que a cidade de Capim Grosso não está preparada para enfrentar: o escoamento das águas da chuva. Em alguns bairros como Planalto e São Luiz, ruas ficaram completamente debaixo de água, a exemplo da Avenida Ayrton Sena no São Luiz e na Rua da Floresta no Planaltino, principalmente em frente ao DISEP (Distrito Integrado de Polícia), onde um imenso lago se formou se estendendo para ruas adjacentes.
O Planalto é inclusive um dos bairros que mais enfrenta problemas em relação ao período chuvoso, por se tratar de uma localidade muito plana, as aguas se acumulam fazendo lama e dificultando o trânsito de pessoas e veículos. Um projeto que pede um empréstimo de cerca de 5 milhões de reais foi aprovado na Câmara de Vereadores em 2017 para investir no calçamento de 18 ruas no citado bairro, mas até então ainda não foi iniciado.
No entanto, problemas como esse durante o período chuvoso não se restringem apenas a esses bairros. Outras localidades também enfrentam dificuldades, como o bairro Oliveira, onde algumas ruas não têm o desnível necessário e o calçamento é muito irregular. Situação que faz muitas ruas ficarem alagadas e cheias de poças.
No Sacramento e no Vicente Ferreira, o maior problema é a tubulação de esgoto insuficiente que entope rapidamente. Muito casos como esse, por vezes são acarretados pelo descuido da própria população que descarta vários objetos nos encanamentos, ocasionando o entupimento, somando-se ao fato da tubulação já ser inapropriada, o que com a mistura com o esgoto e a chegada das chuvas resulta em um mal cheiro insuportável aos moradores.
É necessário pensar logo em uma solução, pois com o aterramento das lagoas para dar lugar as grandes construções, cada dia mais o problema tende a se agravar e com o crescimento da cidade é preciso estar preparado para as mudanças climáticas que são imprevisíveis.
Capim Grosso registrou mais 100mm de chuva na madrugada dessa quarta-feira, algo que há um bom tempo não acontecia na cidade.