PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

23 de fev. de 2021

Cresce o número de casos ativos da Covid19 em Várzea da Roça

 

Durante a pandemia os números vem oscilando no município.

Relembre alguns boletins informavam , 3, 4, 5 casos ativos.

Hoje 23/02/2021 a pulação varzeana tomou conhecimento através de um novo boletim publicado nas páginas oficiais do município dos novos casos.

De imediato fiz contato com a Secretária de Saúde, Clecia Vilas Boas onde foi confirmado a veracidade dos números.

Vale ressaltar que a Secretária com toda sua equipe está adotando todas as medidas de segurança, acompanhamento e orientações.

#Fiqueemcasaeseforsairusemascara

Lagarto parecendo 'cobra com patas' invade casa em Mairi

 

Um pequeno lagarto, parecendo uma cobra com pernas, assustou os moradores de Mairi, centro-norte da Bahia, na tarde desta segunda-feira (23). Trata-se de um Diploglossus lessonae, conhecido popularmente como briba, calango-coral, dentre outros. 

Em um primeiro momento o Blog Agmar Rios e o site CORREIO publicaram que era uma Chalcides striatus, conhecida como cobra-de-pernas ou fura-pastos. Porém, a informação foi corrigida pelo zoólogo Arielson Protázio, da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB). 

Animal foi morto pelos moradores após entrar em uma casa em Mairi (Foto: Agmar Rios Notícia)

Arielson explicou que este lagarto é tipicamente brasileiro e geralmente é encontrado em áreas de Caatinga e Mata Atlântica da maioria dos Estados do Nordeste. No Estado da Bahia, a espécie tem registros de ocorrência para os municípios de Miguel Calmon, Feira de Santana, Santo Amaro e, mais recentemente, em Cruz das Almas.

"Diploglossus lessonae tem como principal característica o hábito semifossorial, portanto, passa grande parte do tempo enterrada ou sob rochas e galhos, o que faz com que seja difícil de ser visualizada pelas pessoas. Além disso, é uma espécie que possui pernas relativamente curtas, característica de algumas linhagens de lagartos, o que comumente faz com que seja confundida com uma serpente", explicou o especialista em contato com a reportagem. 

O lagarto de Mairi entrou na casa de uma mulher da Rua Afonso Pedreira, no bairro da Lapinha e terminou morto pelos moradores.

*Com informações do Agmar Rios Notícias, site parceiro do Correio.

Visita Online