Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

10 de mai. de 2021

Prefeito Jobope, deputado Daniel Almeida e o vereador Ernando solicitam extensão do sistema de abastecimento de água da sede até Ponto de Mairi

O prefeito Jobope esteve na manhã desta segunda-feira (10), na Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), em Salvador, e solicitou a extensão do sistema de abastecimento de água ligando a sede e o distrito do Ponto de Mairi.

O pedido foi feito juntamente com o deputado federal, Daniel Almeida, o secretário municipal de Administração e Planejamento, Leandro Assis, e o vereador Ernando do Ponto de Mairi.

Durante a reunião Leonardo Góes Silva, secretário da SIHS, viabilizou junto a Embasa a execução do projeto, caso haja possibilidade técnica. A obra irá mudar a qualidade de vida da população e resolver o problema de abastecimento de água na comunidade

Prefeitura de Araci alerta para risco de barragem se romper e provocar tragédia

A prefeitura de Araci, município da microrregião de Serrinha, recebeu um alerta da Defesa Civil do Estado sobre o risco de rompimento da barragem da Serra Branca, localizada na zona rural da cidade. Segundo o site Voz do Campo, o primeiro alerta à gestão municipal foi emitido logo após as fortes chuvas que atingiram a região no dia 20 de abril.

Equipes da Defesa Civil do Estado e da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (CERN) estiveram no local para verificar a situação quando detectaram erosão no terreno em declive e uma espécie de infiltração na jusante, na parte traseira da barragem, onde corre o rio.

De acordo com a prefeita Keinha Jesus (PDT), a gestão já vem adotando algumas medidas para evitar o rompimento da barragem. “Neste primeiro momento, fomos recomendados a adotar algumas medidas para prevenção da barragem. Cortamos as árvores em cima da banca, iremos isolar a partir dos próximos dias o local, não será mais permitido trânsito de veículos de passeio, nem caminhões. Talvez somente pessoas a pé, moto e de bicicleta. Para isso já estamos preparando um desvio alternativo para manter a circulação dos veículos,” relatou ao portal Voz do Campo.

Ainda de acordo com Keinha, todos os moradores ao redor da barragem já estão cientes da situação e diante disso, o objetivo é prevenir uma tragédia. O secretário de Infraestrutura de Araci, João Paulo, também se pronunciou pedindo que a população não entre em pânico, já que o mais importante no momento é seguir as orientações dos especialistas.

“Quando verificamos de perto os problemas logo depois da chuva forte do dia 20/04 passamos para os especialistas toda a situação que pediu essas medidas. O que estamos adotando não é dizer que a barragem vai romper, mas são medidas preventivas,” alertou o secretário de Infraestrutura.

Equipes da Defesa Civil do Estado e da CERB devem comparecer ao local neste sábado (8), juntamente com a prefeita e o secretário para dar andamento ao laudo técnico de detalhamento do problema na barragem.

Fonte: a voz do campo

Homem morre devido a complicações da Covid-19 no município Quixabeira

O município de Quixabeira registrou na madrugada desta segunda-feira, 10, a quinta morte em decorrência de complicações da Covid-19.

A vítima foi identificado por Gevaldo Oliveira Lima, 39 anos, morador da fazenda Gameleira, na região do Distrito de Jaboticaba.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, Gevaldo teve seu exame RT PCR realizado no dia 04 de maio, com resultado positivo divulgado pelo Lacen neste sábado, 08.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, assim que recebeu o resultado, a Vigilância Epidemiológica entrou em contato com o paciente, sendo informado pelo mesmo que estava bem.

Diante disso, e observando a ficha de notificação, onde foi informado pelo paciente que o início dos sintomas ocorreu no último dia 26 de abril, o mesmo foi orientado a ser reavaliado pela equipe médica na tarde desta segunda-feira,10, onde supostamente receberia alta médica.

Ocorre que na noite deste domingo, 09, Gevaldo passou mal e foi encaminhado para UPA de Capim Grosso e, por volta das 0:00hs da madrugada de hoje, veio a óbito, antes mesmo de ser transferido para uma Unidade de Terapia Intensiva.

Fonte: Blog do Ril de Beto

Capela zera os casos ativos de coronavírus pela 4ª vez este ano.


O município de Capela, por meio da Secretaria Municipal de Saúde comunica que está com zero casos ativos da covid-19, no município. Esta é a 4ª vez que o município zera os casos este ano, mesmo diante de um dos momentos mais críticos da pandemia. O controle da doença no município se deu principalmente as medidas adotadas pela Gestão Municipal, e a ao apoio da população, que entendeu que é necessário unir forças e seguir as orientações dos Órgãos competentes. ‘’ Diante do cenário que estamos vivendo, zerar os casos ativos pela quarta vez é sim uma grande conquista. Nós finalmente conseguimos baixar a taxa de transmissão no município, graças às orientações de prevenção e as medidas adotadas tanto pelo município, quanto pelo Governo do Estado. O caminho ainda é longo, estamos com cinco suspeitos, mas podemos dizer que o vírus está controlado em Capela. Como sempre, só reforço a toda população que redobrem o cuidado, que não recuem para que sigamos com os casos zerados. Essa conquista é fruto do esforço de cada profissional de saúde, de cada cidadão capelense, fruto de uma Gestão pautada no compromisso com o povo’’, comemorou o Prefeito Dr. Nei. 

Segundo o boletim epidemiológico enviado pela Secretária Municipal de Saúde, o município está com 730 casos confirmados da doença, 717 já se recuperaram 13 óbitos registrados e apenas 06 casos suspeitos.

Fonte: Ascom Capela do Alto Alegre

Visita Online