Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

15 de abr. de 2020

PMBA/CPRN/91ºCIPM - Operação da 91ªCIPM resulta apreensão de arma de fogo e drogas.


Após denúncia feita por moradores de bairro da cidade de Capim Grosso- BA, dando conta da ocorrência de tráfico de drogas e disparos de arma de fogo, operação do PETO da 91ª CIPM- Capim Grosso – BA, apreende substância semelhantes a droga, armas e munição. Suspeitos que revidaram foram alvejados.  
Aconteceu nesta quarta-feira (15/04/2020), por volta das 11 h, no Rua do Milagre, Localidade Baixa Funda, no Bairro Planaltino. Após o recebimento da denúncia de que indivíduos à bordo de veículo VW GOL , cor cinza, PLACA  JQA 1479, estavam cometendo disparos de arma de fogo e venda de drogas, a guarnição se dirigiu ao local. 
Lá chegando, avistando o veículo objeto da denúncia, a guarnição aproximou-se, ocasião em os indivíduos que lá estavam dispararam várias vezes contra os policiais. Diante de tal, não restou outra alternativa à guarnição, senão revidar à injusta agressão que se afigurava.
Foram apreendidos vários pacotes de substância semelhante a droga, duas armas de fogo, munições, além dos cartuchos deflagrados. 
Dois dos indivíduos foram prestado socorro e levados à UPA local, não resistiram aos ferimentos e vieram óbito . 
Todos os objetos apreendidos, apresentados à Delegacia de Polícia Civil. 

Fonte: ASCOM 91ª CIPM

Jovem é morto a tiros em Serrolândia na tarde desta quarta-feira

 Por volta  das16h00 desta quarta-feira 15 de abril de 2020 dois homens em um veículo não identificado, atiraram contra a vida de um jovem de pré-nome Pinto, filho de Tinho, chamado Tinho Aleijado "em memoria".

O crime ocorreu no centro da cidade em plena luz do dia.  a Polícia guarda o corpo até a chegada do DPT.
Fonte : Portal Serrolândia

Partidos políticos têm até 23h59 desta quarta (15/4) para atualizar lista de filiados

Filiação partidária é um dos requisitos para a obtenção do registro de candidatura a cargos eletivos
Os 33 partidos políticos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) têm até esta quarta-feira (15) para atualizar a lista de filiados, por meio do Sistema de Filiação Partidária (Filia). As listas devem conter a data de filiação, o número do título e o nome do filiado.
A medida está prevista na Lei nº 9.096/1995 (Lei dos Partidos Políticos), segundo a qual as legendas devem entregar a lista aos juízes eleitorais de cada localidade.

Se a relação de filiados não for atualizada até a data-limite fixada na Portaria TSE nº 131, de fevereiro de 2020, a filiação constante da última relação remetida à Justiça Eleitoral permanecerá inalterada.

A Lei dos Partidos Políticos também delegou à Justiça Eleitoral a função de publicar essas informações e arquivá-las. Além disso, após receber a relação dos filiados, a Justiça Eleitoral deve verificar as duplicidades de filiação partidária, ou seja, identificar as pessoas que estão ligadas a mais de uma agremiação, o que não é permitido pela legislação.
A filiação partidária é um dos requisitos para a obtenção do registro de candidatura a cargos eletivos. O pretenso candidato deve estar filiado à sigla pela qual pretende concorrer com seis meses de antecedência da eleição. Faz-se necessária apenas a atualização da lista, a submissão será automática, ou seja, o sistema processará todas atualizações independentemente de comando pelo partido.
O chefe da Seção de Gerenciamento de Registro de Dados Partidários e de Candidatos (SERPAC) do TRE baiano, Jonas de Oliveira Dias Júnior, alerta que, “após o fim do prazo de atualização, que se encerra às 23h59 desta quarta (15/4), o sistema não poderá ser acessado, justamente em razão dessa fase de processamento. Então, o sistema ficará inoperante do dia 16 de abril até 23 de abril. Nesse caso, certidões só poderão ser tiradas no sistema a partir do dia 24 de abril”, ressaltou.
O chefe da Serpac esclareceu ainda que “o Sistema Filia foi parametrizado pelo TSE para que todos os dados constantes na lista interna sejam devidamente processados para a lista oficial. Então, não há qualquer necessidade de imprimir lista para mandar para cartório, e-mail e etc., nada desse tipo precisará ser feito, uma vez que todos que constarem na lista interna constarão, automaticamente, na lista oficial, sem necessidade de realização de nenhum outro procedimento, além de lançar os dados no sistema interno, pois passarão a constar na lista oficial, tão logo o processamento for concluído”, afirmou.       
Cronograma

A Portaria TSE nº 131, de fevereiro de 2020, disciplina o cronograma do processamento dos dados de todas as listas de filiação partidária relativas ao primeiro semestre de 2020, observadas as regras previstas na Resolução TSE nº 23.596/2019.

De acordo com o documento, o procedimento de identificação das duplicidades de filiação ocorrerá de 16 a 22 de abril. Já a divulgação das duplicidades ocorrerá, segundo a Portaria, no dia 24 de abril.

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Diocese de Ruy Barbosa tem novo Bispo

Nesta manhã desta quarta-feira (15), o Papa Francisco aceitou a renúncia ao governo pastoral da diocese de Ruy Barbosa, apresentada pelo bispo católico belga, radicado no Brasil, dom André Marie Gerard Camilla de Witte. O Pontífice nomeou o novo bispo para a diocese, Dom Estevam dos Santos Silva Filho, transferindo-o da sede episcopal titular de Feradi Maggiore e de auxiliar em Salvador/BA.

Dom Estevam dos Santos Silva Filho, novo bispo de Ruy Barbosa/BA, nasceu em 10 de abril de 1968 em Vitória da Conquista, na Bahia. Frequentou o curso de Filosofia no Instituto Filosófico Nossa Senhora das Vitórias, em Vitória da Conquista, e de Teologia no Instituto Coração Eucarístico de Jesus, em Belo Horizonte/MG. Além disso, fez especialização em Comunicação na Pontifícia Universidade Javeriana, de Bogotá, na Colômbia, e no Serviço da Pastoral da Comunicação (Sepac), de São Paulo/SP.

Em 9 de junho de 1995 foi ordenado sacerdote para a Arquidiocese de Vitória da Conquista/BA, onde desempenhou o papel de pároco nas paróquias de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Iguaí/BA; do Senhor do Bonfim e Santa Rita, em Planalto/BA; do Divino Espírito Santo, em Poções/BA; e de Nossa Senhora das Candeias, em Vitória da Conquista. Foi administrador paroquial de Nossa Senhora da Conceição, em Nova Canaã/BA, diretor espiritual do Seminário Propedêutico e do Seminário Maior de Filosofia da Arquidiocese de Vitória da Conquista, e do Seminário Maior de Teologia de Ilhéus/BA. Além disso, foi membro do Conselho de Instrutores, do Colégio de Consultores do Conselho Presbiteral. Também foi assessor eclesiástico da Pastoral da Comunicação e do Setor Juvenil, ecônomo arquidiocesano e professor de Comunicação Social.

Em 29 de janeiro de 2014, foi nomeado bispo titular de Feradi Maggiore e auxiliar de Salvador/BA, recebendo a ordenação episcopal em 30 de março do mesmo ano.

Fonte: Vatican News

Solicitação para licitar construção da adutora que vai levar água para o Angico é aprovada

Os moradores de Angico vão receber em breve água tratada e de qualidade. É que foi aprovada a solicitação de licitação para a construção da adutora que vai ligar as cidades de Piritiba e Mundo Novo, com extensão de água para o Distrito de Angico.

A obra terá mais de 30 quilômetros de extensão e investimento estimado em mais de R$ 4 milhões, beneficiando de forma direta mais de 18 mil pessoas.

Em outubro do ano passado, o prefeito Jobope e o vice Gustavo se reuniram com representantes da Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa) para discutirem o assunto. A reunião foi pautada pelos deputados Daniel Almeida e Bobô e recebeu o apoio da deputada Neusa Cadore e do deputado Afonso Florence.

A falta de água boa e de qualidade é um problema antigo dos moradores de Angico. Desde quando assumiu a gestão, o prefeito Jobope têm pensado em ações para melhorar o problema de abastecimento de água no Distrito e agora comemora mais essa conquista.

“Fico feliz porque depois de muito vai e vem, idas e vindas a Salvador a gente pode comemorar esse grande feito. Agradeço muito aos nossos deputados e ao governador Rui Costa”, comemorou Jobope.

O vice-prefeito, Gustavo, também festejou. “A água encanada do Distrito do Angico era um sonho, mas hoje é uma realidade. E só foi possível pela junção de esforços da população, da gestão “Juntos por uma nova cidade”, liderada pelo nosso querido Jobope, dos nossos deputados e governador. Que nossos sonhos perseverem e a união de esforços seja presente para realização de mais benfeitorias para nossa população”, afirmou.

Fonte: www.mairi.ba.gov.br

Visita Online