PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

27 de jul. de 2025

“Lixo Extraordinário”, de Robson Macedo, vence o 6º Festival Canto do Jacuípe

A cidade de Serrolândia sediou, nos dias 25 e 26 de julho de 2025, as etapas finais do Festival de Música e Cultura Popular “Canto do Jacuípe”, que chegou à sua 6ª edição reunindo compositores de 16 municípios da região.

Na primeira noite do festival, todas as 30 canções inscritas foram apresentadas ao público e avaliadas por um júri técnico. Quinze composições avançaram para a final, realizada no sábado (26), quando um novo grupo de jurados avaliou as apresentações. Este ano, o festival contou com seis jurados no total, sendo três no primeiro dia e três no segundo.

Já passava das 2h da madrugada quando foram anunciadas as cinco canções mais bem pontuadas. A grande vencedora foi “Lixo Extraordinário”, composta e interpretada por Robson Macedo, da cidade de Capim Grosso.


Classificação Final:

  1. Robson Macedo – Capim Grosso – “Lixo Extraordinário”
  2. Roger Rocha – São José do Jacuípe – “Debaixo de Chuva ou Sol”
  3. Mateus Zingue – Capim Grosso – “Palavras”
  4. Mika Rios – Pintadas – “Encacerado”
  5. João de Rael – Serrolândia – “Nordeste Brasileiro”

Robson Macedo consagrou-se bicampeão do Festival, tendo vencido também a 4ª edição, realizada em 2023 na cidade de Capim Grosso, com a canção “A Liberdade”.

Com essa vitória, Capim Grosso alcança seu terceiro título no Festival Canto do Jacuípe. Além das conquistas de Robson, o município também venceu a 5ª edição com “Um Abraço no Caminho”, composição de Mateus Zingue.

Da redação site www.catureba.com.br/ Fotos Foguinho Eventos 








CLIQUE AQUI VEJA MAIS FOTOS 

26 de jul. de 2025

Realizada a 6ª etapa do Canto do Jacuípe: Veja quem foram os finalistas

 Final acontece neste sábado, 26 de julho, em Serrolândia

A cidade de Serrolândia, no Piemonte da Diamantina, sedia nesta sexta (25) e sábado (26) as duas etapas finais do Festival de Música e Cultura Popular “Canto do Jacuípe”, que está em sua 6ª edição.

Na primeira noite do evento, 31 artistas representantes de 16 municípios da Bacia do Jacuípe subiram ao palco. Suas canções foram avaliadas por uma mesa de três jurados. As 15 músicas mais pontuadas garantiram vaga na grande final, marcada para a noite deste sábado, 26 de julho de 2025.

🎤 Finalistas do Canto do Jacuípe 2025:

Caçula Dias – Nova Fátima
Deby Lima – Pé de Serra
Everton Sampaio – Mairi
Guigo Oliver – Várzea do Poço
João de Rael – Serrolândia
Maks Joabe – São José do Jacuípe
Mateus Zingue – Capim Grosso
Mika Rios – Pintadas
Nildo do Acordeon – Serra Preta
Norman Rios – Baixa Grande
Robério Santos – Serra Preta
Robson Macedo – Capim Grosso
Robson Santana – Baixa Grande
Roger Rocha – São José do Jacuípe
Talita Black – Riachão do Jacuípe

Os cinco participantes mais bem pontuados na final receberão premiação em dinheiro, e o(a) vencedor(a) será consagrado(a) como campeão(ã) da 6ª edição do festival.

Por: Ediomário Catureba /Fotos Foguinho Eventos 








CLIQUE AQUI VEJA MAIS FOTOS 

22 de jul. de 2025

Cavalgada TS em sua primeira edição foi realizada com sucesso em Várzea da Roça

No último domingo, 20 de julho de 2025, foi realizada a Primeira Cavalgada TS idealizada por Talita de Si de Neca. O evento teve a concentração  no  antigo prado, com um percurso pelas ruas da cidade. Durante o percurso, os Aboiadores Zé Carlos e Zoinho, puxaram aboios ao som dos paredões O Cobra e Paredinha Detona, com uma parada em frente a igreja católica, seguindo até o Parque Nossa Senhora Aparecida, onde foi disponibilizado almoço.  Também foram realizadas as modalidades diferentes das outras Cavalgadas, lá aconteceu a prova de Argolinha e a prova do Tambor.

A noite a festa do Peão ficou por conta dos Paredões O Cobra e Paredinha Detona com Elisângela Santos e Wesley Queiroz, a locução ficou por conta de Érico Vinícius e Marcelo Augusto.

Realização Talyta Si de Neca e família.


Por Everaldo Ribeiro - DRT - 8896/BA -Fotos: Foguinho Eventos.








CLIQUE AQUI VEJA MAIS FOTOS

21 de jul. de 2025

1º Arraia do Quilombo é realizado com sucesso

No último sábado 19 de julho de 2025, foi realizado o 1° Arraia do Quilombo, o evento teve início as 13 horas com jogo feminino entre as equipes  de Várzea Gil de Várzea da Roça X Guerreiras de Várzea do Meio na sequência torneio masculino entre as equipes de Morcego x Casa velha e  Esporting Portugal x Lagoa Cercada.

Nesta tarde esportiva saíram vitoriosos as Guerreiras de Várzea do Meio(feminino) e Esporting Portugal (masculino).

Após o jogos os paredões O COBRA PAREDAO, PAREDINHA DETONA E FRONTIER TSUNAMI animaram o público até às 20 horas, Paulinho Gonzaga, Sirlan Santana e Johnn Walker sacudiram o chão da praça e ninguém ficou parado.

A comissão agradece a todos os patrocinadores que direto ou indiretamente contribuíram para que o arraia pudesse acontecer.

Realização GRUPO JOVEM DO QUILOMBO.

Apoio PREFEITURA MUNICIPAL

Por Everaldo Ribeiro RPR 008896/BA -Foguinho Eventos.










CLIQUE AQUI VEJA MAIS FOTOS

8 de jul. de 2025

FLIZÉ 2025: terceira edição da Festa Literária de São José do Jacuípe será realizada em julho

 Evento conta com programação gratuita dedicada à literatura, cultura sertaneja e formação de leitores


Entre os dias 28 e 30 de julho, a Praça Aristóteles Barros Rios, em São José do Jacuípe (BA), será palco da 3ª Festa Literária de São José do Jacuípe (FLIZÉ), que este ano traz o tema “Mãos que constroem a cidade”. O evento é um convite à valorização da cultura sertaneja e do protagonismo das comunidades do interior, reunindo literatura, arte, música e debates em uma programação ampla e democrática.

A festa conta com feira do livro, lançamento de obras, feira da economia solidária, apresentações culturais, oficinas, shows musicais, mesas de discussão e a Flizezinha, espaço pensado especialmente para a criançada. A programação se estende pelas tardes e noites durante os três dias de evento, transformando o município em um verdadeiro centro de efervescência cultural. 

Como marca da FLIZÉ, as mesas temáticas trarão debates sobre identidade, pertencimento e cultura regional, com foco na valorização das vozes historicamente silenciadas. O objetivo é fortalecer a produção literária local, ampliar o acesso à leitura e inspirar o surgimento de novos/as autores/as, além de fomentar a formação de leitores e leitoras de todas as idades.

Além de celebrar a literatura, o evento busca impulsionar a economia local, movimentando a rede produtiva do livro, o comércio e os serviços do município. A proposta é transformar São José do Jacuípe em uma cidade que lê, produz leitura e forma leitores, destacando-se como referência cultural na Bacia do Jacuípe e em todo o estado da Bahia.

A Festa Literária conta com o apoio de diversos parceiros e se consolida como um movimento cultural transformador, que promove inclusão, diversidade e acesso à cultura. Com atividades presenciais e virtuais, a expectativa é ampliar ainda mais o impacto positivo junto à comunidade e aos territórios vizinhos.

Antes da programação oficial, a III FLIZÉ contará com uma pré-feira literária, com atividades que contemplam diferentes faixas etárias da comunidade escolar. As ações incluem:

• Oficina de mediação de leitura, voltada para docentes e coordenadores das redes estadual, municipal e privada, com foco na capacitação para desenvolver práticas de leitura em sala de aula, culminando na FLIZÉ.

• Gira FLIZÉ, uma caravana com contação de histórias e teatro de fantoches nas escolas de São José do Jacuípe, direcionada à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental I, durante o mês que antecede o evento.

Nos dias da Festa, a cidade vai se encher de poesia, vozes e encontros. E é neste cenário que a Comissão Organizadora pretende contar com a presença da população e das cidades vizinhas. A III FLIZÉ está pronta para emocionar, educar e celebrar a força das mãos que constroem a cidade. 

Este projeto foi contemplado no Edital de Apoio às Festas, Feiras e Festivais Literários (nº 01/2024), pormeio do Programa Bahia Literária, com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria deEducação e da Secretaria de Cultura, via Fundação Pedro Calmon. O edital é direcionado à modalidade de fomento à execução de ações culturais, conforme o Decreto Federal nº 11.453/2023, a Política Estadual de Cultura (Lei nº 12.365/2011), o Plano Estadual de Cultura (Lei nº 13.193/2014), o Plano Estadual de Educação da Bahia (Lei nº 13.559/2016) e a Lei Federal nº 14.133/2021. O projeto conta ainda com o apoio cultural do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), vinculado à Secretaria de Educação do Estado da Bahia, por meio da Rádio Educadora FM e da TVE Bahia.

Arraiá do seu Barreto no Distrito de Itatiaia é realizado com sucesso a 3° e última noite

 

O Arraiá do seu Barreto chegou ao final após três dias de muitas atrações na praça da feira no Distrito de Itatiaia, São José do Jacuípe - Ba.

A programação começou na sexta-feira (04), e seguiu até domingo (06) sob o comando de grandes atrações musicais que arrastaram milhares de moradores e visitantes durante os dias de festejos.

Atrações foram: Nias Safadão, Paulinho Gonzaga, Balanço Gostoso, Baú da Saudade, Unha Pintada, Olivan Monteiro e fechando com chave de ouro Capitão do Reino.

Prefeito Peris diz: Estamos felizes e agradecidos em poder levar alegria para o povo do nosso município e toda região. Nosso objetivo foi cumprido com muita organização, força de vontade e muito empenho conseguimos fazer o melhor São Pedro da nossa história! 

Obrigado a todos mais uma vez e até o ano que vem!

Realização: Prefeitura Municipal de São José do Jacuípe

    O Governo da Simplicidade.

FOTOS FOGUINHO EVENTOS RPR 008896/BA








CLIQUE AQUI VEJA MAIS FOTOS 

7 de jul. de 2025

2⁰ dia do Arraiá do seu Barreto no Distrito de Itatiaia é realizado com sucesso.

Sábado 05/06/2025, aconteceu 2° noite do arraiá do seu Barreto teve início às 20:hs e estendeu-se noite adentro com inúmeras atrações, destacando-se: a "Quadrilha Amor de Rapariga" que fez a alegria do público.

Na sequência, DJ Chapolin, Forro Pizeiro, Deivinho Novaes, Trio Jacobina, Capitão Forró e Lambassaia fizeram a festa pegar fogo com ritmos envolventes que agradaram a galera!
Quando amanheceu o dia, a Charanga de Pé de Serra saiu pelas ruas do distrito arrastando o povão, inclusive o prefeito Peris que mais uma vez amanheceu o dia junto com os foliões.


FOTOS FOGUINHO EVENTOS RPR 008896/BA






CLIQUE AQUI VEJA MAIS FOTOS

Visita Online