PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

12 de mai. de 2014

II Encontro da Rede de Pontos de Cultura 2014 da Bahia aconteceu em Salvador entre os dias 8, 9 e 10 de maio.

De 08 a 10 de maio de 2014,  a cidade de Salvador foi o ponto de convergência de toda a Rede de Pontos de Cultura do estado. A TEIA Bahia 2014 reunirá representantes dos Pontos de Cultura da Bahia, conveniados com o Estado e com o Minc. Realizado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) em articulação com a Comissão Estadual de Pontos de Cultura da Bahia, este será o segundo encontro de toda a rede e vem bastante aguardado desde a primeira edição do evento em 2009.
A Teia é o espaço mais privilegiado de diálogo para a Rede de Pontos de Cultura. Além de agrupar representantes de todos os Pontos, criando a oportunidade de troca de contatos e estreitamento de laços – algo muito bem quisto aos ideais do Programa Cultura Viva – é também uma oportunidade de atualização sobre os rumos e desafios mais recentes do programa. Os fóruns, mesas temáticas e oficinas oferecem ainda a possibilidade de ampliar a qualificação para atuar no campo da Cultura.
A Bahia conta com 219 Pontos de Cultura mais 128 novos Pontos no qual foi selecionado no último edital, a Fundação Cultural Gibão de Couro de Várzea da Roça foi uma das entidades que conseguiu ser classificada nessa nova etapa de Pontos de Cultura, segundo o ator, diretor de teatro e responsável técnico do Ponto de Cultura Gibão de Couro Wervesson Zuryel, afirma que os trabalhos da instituição de teatro e dança que já são reconhecidos em todo Território da Bacia do Jacuípe vai ganhar mais uma linguagem a de Áudio Visual, nesse novo momento da Fundação, Gidevaldo Marcêdo assumirá os trabalhos de Teatro, Vicléia Vieira com dança e Vandelson Gonçalves com Áudio Visual.
A abertura oficial do TEIA Bahia 2014 sucedeu no Jardim do Palácio da Aclamação. Além do governador e do conselheiro, estiveram presentes o secretário de Cultura Albino Rubim, a secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC-MinC), Márcia Rollemberg, o representante do Fórum dos Pontos de Cultura da Bahia, Lula Dantas, e o presidente da Fundação Palmares, Hilton Cobra.
“Os pontos de cultura são sementes para que a gente possa regar essa diversidade cultural baiana e brasileira. Vocês que estão nos municípios, nos territórios, sustentam essa raiz que está lá no fundo, na base desta cultura da Bahia que é fantástica”, disse o governador.

Jaques Wagner fez questão de ressaltar que a consolidação dos pontos de cultura é um “trabalho gigante” iniciado com o ex-ministro da Cultura Gilberto Gil. “Este trabalho é muito importante porque divulga a cultura da Bahia. O nosso estado já é o terceiro maior no projeto Ponto de Cultura. E vamos investir ainda mais, principalmente nos municípios, que são riquíssimos culturalmente”.
No sábado a tarde durante a plenário foram selecionados 70 representantes de Pontos de Cultura e Territórios de Identidade para representarem a Bahia na TEIA NACIONAL 2014. O ator e diretor de teatro Wervesson Zuryel (Ponto de Cultura Gibão de Couro - Várzea da Roça) e o produtor cultural Jailton Trindade (Ponto de Cultura Pintadas Cultura Viva) representação a o Território da Bacia do Jacuipe nesse grande evento.
Natal sediará em 2014 uns dos mais importantes eventos culturais do país: a Teia Nacional da Diversidade 2014. O evento acontecerá de 19 a 24 de maio e tem como parceiros o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN), a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern), a Universidade Federal do RN (UFRN), o governo do RN, a Fundação Capitania das Artes e a Comissão Nacional dos Pontos de Cultura.
O evento visa fortalecer o exercício dos direitos culturais, a atuação em rede, o diálogo e a parceria entre a sociedade civil, gestores, instituições de ensino, instâncias de participação social e sociedade em geral no campo cultural para a qualificação e o fortalecimento de políticas e ações de valorização e promoção da cultura brasileira em todos os seus aspectos e segmentos culturais.
 A Teia Nacional da Diversidade 2014 inaugurará um espaço para encontro, reconhecimento, convivência, reflexão, formação e divulgação de temas prioritários dos grupos, coletivos, comunidades e Pontos de Cultura, enquanto representantes dos segmentos socioculturais da nossa diversidade. O evento vai acontecer no campus universitário da UFRN.


Fonte: Foguinho Eventos

Nenhum comentário:

Visita Online