PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

9 de jan. de 2016

Janeiro inicia com trovoadas em Baixa Grande, ânimos dos agricultores são renovados

Após meses de estiagem e muito calor, começa a chover no município de Baixa Grande, as grande aguadas começaram a receberem a primeira água das chuvas de trovoadas, os açudes de Viração, Mandacaru e Italegre, já estão com as partes mais funda com água, todos estavam secos, um destaque pra Italegre que após duas décadas secou. Depois de retiradas da lama as chuvas chegaram na hora certa.
No povoado de Viração a cabaça foi substituída por garrafas térmicas e a jumenta por motocicletas, mais a disposição é a mesmas, aos mais velhos cabem à saudade dos filhos que foram embora atrás de vidas melhores, dona Rosa criam verso em nomes dos filhos pra expressar a falta que lhe faz.
Na fazenda Piauí Região de Mandacaru, o agricultor José Paulo de Queiroz com sorriso no rosto, mesmo cortando mandacaru pra alimentar um pequeno rebanho, faz a contagem regressiva quando a vida que segue sete dias por semana desde novembro vai acabar na próxima semana.
MATÉRIA EM VÍDEOS
Timóteo Rios, estudante da Escola Família Agrícola em Quixabeira, diz que todo aprendizado na escola fica difícil serem aplicadas sem chuva, hoje com as tecnologias fornecidas pelo poder público e a chuvas fica bem mais fácil aplicar os aprendizados e técnicas fornecidas pelos estrutures.
Ainda sobre as longas estiagens em nossa região a Técnicas Agrícola Luciana Borges, conta que as longas estiagens vêm se agravando a cada ano em Baixa Grande, vários fatores tem contribuído para isto, o mais conhecido em nosso meio é as grandes queimadas, o desmatamento, entre outras ações promovidas pela o homem.
Açúde de Italegre


Açúde de Mandacaru
Açúde de Viração
Fonte: www.baciadojacuipe.com.br

Nenhum comentário:

Visita Online