PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

5 de set. de 2013

Barragem do França terá capacidade aumentada em 30%

Nos últimos dois anos, a seca que ainda assola grande parte da Bahia, com o registro de 250 municípios decretando estado de emergência, secou riachos, tanques, açudes e barragens foram atingidos, além de afetar cidades importantes da região como Jacobina e Senhor do Bonfim, rebanhos dizimados, dentre outras situações adversas enfrentadas por quem mora no campo e na cidade. 
 
Com as chuvas do início do ano, o problema foi amenizado, principalmente para as barragens de Ponto Novo, Pedras Altas do Mirim e Pindobaçu, que aumentou o volume de água, deixando governo e população beneficiada por esses importantes mananciais mais tranqüilos. 

No que se refere à barragem de Pedras Altas, com 39 milhões de metros cúbicos de água e que estaria operando nesse momento com 32% de sua capacidade, informação passada pelo Secretário Rui Costa, da Casa Civil, mediante conversa que tivemos com o mesmo em Jacobina, em meio à inauguração da Adutora de Pindobaçu, a situação estaria normalizada e a adutora do Sisal volta a receber água proveniente do citado manancial. 

Se as barragens citadas garantem por mais alguns meses o bem estar de várias cidades da região, o governo do estado através da CERB, estar ampliando a capacidade de mais uma importante barragem da região, a do França, manancial localizado no Rio Jacuípe, nos municípios de Piritiba/Miguel Calmon e acumula um volume de água de 24.200.000 m3. Foi construída pela Cerb em 1996.

O trabalho que está sendo realizado representará um aumento de 30%, resultando em um  aumento de 7.260 milhões de metros cúbicos de água. A obra deverá ser concluída em Novembro do ano em curso, informou Dr. Silvio, engenheiro da CERB. 

Texto: Arnaldo Silva/Foto: Paulo Micucci

Nenhum comentário:

Visita Online